terça-feira, 21 de maio de 2013

Nova Postagem para o Blog



ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM NOSSOS ALUNOS

           No estado do Rio Grande do Norte foi publicada em 31 de outubro de 2012, uma nova resolução pelo Conselho Estadual de Educação, a qual fixa normas para o Atendimento Educacional Especializado na modalidade Educação Especial da Educação Básica. Essa resolução, em seu artigo 14, parágrafo VII, inciso 3°, orienta que as Diretorias Regionais de Educação devem ter em sua estrutura um grupo responsável pela educação especial em atuação na circunscrição, formado por coordenador, professores itinerantes e professores das Salas de Recurso Multifuncional que deverão desenvolver atividades de sensibilização junto à comunidade escolar e à sociedade, no sentido de melhorar e ampliar o Atendimento Educacional Especializado, na perspectiva de educar para diversidade. De modo que o trabalho do técnico da Educação Especial na DIRED, acontece em parceria com os demais profissionais das instituições escolares.
          Apresento algumas sugestões de atividades desenvolvidas pela equipe da Educação Especial da 2ª DIRED representada pela professora itinerante em uma escola da nossa jurisdição, que atende alunos com Deficiência Auditiva matriculados no Ensino Médio.

Obs: As fotos ilustrativas são com pessoas fictícias.





GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA
2ª DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTOS – DIRED
PARNAMIRIM – RN
ESCOLA ESTADUAL ROBERTO R. KRAUSE


OFICINA DE LIBRAS
LíNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
Profª Goreti Soares

Objetivos:
             Reconhecer sinais básicos da LIBRAS, compreendendo sua aplicabilidade na comunicação com um aluno surdo;
            Compreender o trabalho do intérprete da sala de aula para a acessibilidade do aluno com surdez aos conteúdos curriculares;
            Ampliar o vocabulário de palavras da Língua Portuguesa escrita aos alunos surdos;
            Promover um espaço de experimentações vivenciais com a língua de sinais envolvendo alunos surdos, alunos ouvintes e professor regente.

Público alvo: 1º A - Ensino Médio (matutino); professores e equipe pedagógica (matutino)
                       Carga horária: 5 aulas          
                       Período: 03 a 07/12 de 2012                                        

Conteúdo: 1ª aula: cumprimentos, saudações, agradecimentos, tempo,                          
                      dias da semana

                   2ª aula: animais, frutas, cores, material escolar, família,
                      países
                   3ª aula: Escrita de sinais
                   4ª aula: Textos em LIBRAS ( ES, sinalizado, em vídeo,
                                              Música)
                  5ª aula: dicionários de LIBRAS

 Recursos didáticos:
· Sala de vídeo para projeção de slides e vídeos
· Sala de informática para consultar dicionário on-line,
· Dicionário virtual
· CD room em LIBRAS
· DVD em LIBRAS
· Cartazes e fichas em LIBRAS e ES
· Lápis, papel ofício, tesoura
· Papel peso 40
· Cópias de material impresso colorido e preto e branco


Atividades avaliativas

ü    Prática do conteúdo das aulas
ü    Realização das atividades propostas
ü    Utilização dos sinais no dia a dia na interação com o outro.












Nenhum comentário:

Postar um comentário